Paragens Ilustradas em aldeias portuguesas

Ainda em 2016 o Desejos Urbanos foi convidado a participar do projeto Arte Pública Fundação EDP, que busca levar, através de um processo colaborativo, intervenções artísticas de variados tipos ao meio rural de Portugal.

Juntamente com mais 3 artistas (João Samina, João Seguro e Nuno Alecrim) participamos do núcleo do Ribatejo (Vila da Marmeleira, Assentiz, São João da Ribeira e Ribeira de São João) através do UniArt (parceria Fundação EDP e Produções Fixe).

Após assembléias com as comunidades locais, propusemos a intervenção Paragens Ilustradas como um modo de interligar as vilas integrantes por meio de uma única intervenção dividida em 4 abrigos rodoviários (um em cada vila). Uma arte acessível e lúdica construída à várias mãos com pinturas, lambe-lambe, flores, peixes, pequenos objetos, poesia, um oceano e uma mini-biblioteca comunitária.

Paragens Ilustradas

O autocarro segue pelas estradas alinhavando cada uma das vilas do núcleo Rio Maior. Em cada paragem novas chegadas e partidas, encontros e despedidas num ritmado sobe e desce de passageiros. Ritmo próprio destas freguesias e tão presente obra de Ruy Belo, que como um alfaiate a cerzir nos revela uma urdidura de versos toda a beleza da vida simples destes lugares.

Assim inspirada, a proposta foi criar um trajeto poético visual entre as 4 localidades, uma combinação entre literatura e arte acessível a todos: miúdos de 0 a 90 anos. Uma obra para ser tocada, imergida e vivida em meio ao cotidiano da comunidade. Um convite para que cada embarque no autocarro seja também um embarque na poesia do cotidiano destes lugares.






Vídeo registro produzido pela Ideias Indomáveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s