Curso Poesias Visuais Urbanas em Recife

Em maio de 2016 realizamos pela primeira vez o curso Poesias Visuais Urbanas. Sessenta horas em apenas três semanas. Na linda Recife. Intenso, emocionante, gratificante.

Primeira semana: Experimentações Urbanas. O objetivo desse módulo foi abrir o olhar sobre a urbe, redescobrir Recife, experimentar e explorar o espaço urbano, seus elementos e sua dinâmica; saciar a ansiedade dos participantes em atuar na rua; e por fim apresentar um panorama de arte urbana além do grafite, stencil e do lambe-lambe.

De dentro para fora em três propostas:

O próprio corpo no espaço; micro-intervenções individuais e uma intervenção coletiva.
No IAC (Instituto de Arte Contemporânea), na rua e na cidade.

Para encerramento deste módulo realizamos coletivamente a intervenção urbana Memórias de uma Janela. O grupo escolheu o local para intervenção: largo Santa Cruz e cada um contou sua memória pessoal através de uma janela/espelho. A experiência foi riquíssima e inspiradora, com um imenso envolvimento de todos.

5_DSCF4797 7_DSCF4804 17 23 DSCF4855DSCF483920DSCF4919 3136

Segunda semana: Narrativas Urbanas. Uma turma mais sensível, mais íntima, mais confiante entre eles e entre nós. Cenário ideal para este módulo, onde propomos trabalhar conteúdos mais pessoais: rotina, cotidianos, trajetos diários e poéticas individuais. Duas propostas:

Mapa do trajeto casa | IAC. O participante como investigador do seu próprio trajeto e de sua rotina. Um mapa desenhado, alimentado, preenchido e discutido diariamente durante a semana.

Narrativa visual e poética. Cada um foi convidado a construir uma narrativa visual a partir do seu trajeto diário e de sua relação pessoal com aquele singular espaço urbano.

Todos olharam com estranhamento, medo e insegurança, mas aos poucos e com ajuda de todos, a poesia veio a tona com estéticas próprias, autorais e profundas.

Para o fechamento desse módulo montamos uma exposição no IAC com os mapas e as narrativas. E cada um explanou sobre o projeto, suas dificuldades, processo, expectativas e resultados. A potência da voz de cada um, o acolhimento e a importância que o grupo deu a cada história e trabalho emocionaram a todos.

DSCF5121 DSCF5157 DSCF5514 DSCF5518 IMG_5069 IMG_5087 Julia2 kellen Sofia2 DSCF5159 DSCF5225

Terceira e última semana: Intervenções Urbanas.  Experimentações com a rua + poética pessoal, o público + privado, o urbano + humano.

A proposta: elaboração de uma intervenção poética visual e urbana. Os participantes deveriam escolher um lugar comum para a realização das intervenções. E o local eleito não poderia ser melhor: Pátio São Pedro, patrimônio histórico, no coração de Recife, pólo cultural um tanto abandonado, com edifícios fechados, incluindo a sede do CFAV (Centro de Formação em Artes Visuais), responsável pelo edital para o qual inscrevemos esse curso.

Todos se desdobraram para darem cabo aos seus projeto. Juntos lidaram com tempo, o desconhecido, as negociações com espaço e consigo mesmo, as mudanças de planos e o medo de atuar na cidade. Compreenderam que a cidade é viva e os pertence e que há muito daquele espaço em cada um deles.

Foi um sábado iluminado com o Pátio São Pedro tomado de poesia.

Os participantes desbravaram a cidade, vencendo juntos o medo e o receio de fazer algo novo em um local público. Foi muito rico encerrar o curso passeando por uma Recife tão especial e encontrar as intervenções realizadas e apresentadas com orgulho por cada um. Concluímos que a experiência foi profunda em cada de um de nós (orientadoras e alunos), deixando todos cheios de novas ideias e vontades de atuar poeticamente na cidade e pela cidade.

intervencoes_recife

_DSC7379 _DSC7384 _DSC7458 _DSC7536 _DSC7563 _DSC7594 _DSC7623 _DSC7640DSC_0537 DSCF5596 IMG_5345 _DSC7408 _DSC7670 _DSC767813220866_1102994123057099_8751272614930383521_n

Obrigada ao CFAV pela oportunidade, ao IAC Benfica pelo espaço e acolhimento.
Obrigada a Fernanda Simionato por toda disponibilidade, paciência e carinho.
Obrigada aos participantes pela confiança, envolvimento e tamanha poesia.
Obrigada linda Recife.
Já estamos com saudades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s