Por onde anda a noite

“A noite me pinga
uma estrela no olho
e passa.”
Paulo Leminski

16

Praça da Nascente . Pompeia . São Paulo . SP

Faz algum tempo que queríamos fazer algo diferente com tinta mas nunca tínhamos um tempinho… aí a vida tratou de dar um jeito e recebemos um convite do Ocupe&Abrace para a Virada Sustentável 2015!

Em uma visita-inspiração à Praça da Nascente, percorremos seus caminhos, sentimos as águas do chão, a terra seca e o cheiro do “Cerrado Infinito”(obra viva do artista plástico Daniel Caballero). Saímos de lá com uma imensa vontade que nosso trabalho conversasse com tantas iniciativas de uma maneira delicada, enriquecedora.

Para esta intervenção decidimos trabalhar com os temas: ar, céu e estrelas.

Percebemos que nos falta tempo para olhar a noite. Nos perdemos na correria da rotina cansativa, na impossibilidade da vista recortada pelos prédios ou mesmo na claridade das luzes da cidade que não permite a escuridão necessária para contemplar o brilhar das estrelas.

Na Praça havia um resquício de uma antiga amarelinha. Decidimos que o céu nasceria ali, na sua última casa. Assim, repintamos o jogo como um foguete e seus números em modo de contagem regressiva. Ludicamente, lá “nasce” nossa noite estrelada que se escorre, pintada no piso, pelas escadaria da praça.

Com material comprado (super apoio do Ocupe&Abrace) colocamos a mão na massa, pois tudo deveria ficar pronto no domingo, dia do Festival. Dias de chuva complicaram um pouco o cronograma, mas não impediram a realização desta intervenção.

Uma das melhores coisas de trabalharmos com arte é que mesmo planejando tudo, quando a tinta começa a se espalhar, as sombras das árvores sobrepõem o chão e as estrelas se acendem, algo mágico acontece… Como que se a pintura tivesse vida própria e de algum modo nos surpreende e nos encanta além do imaginado.

“Por onde anda a noite” com seu céu liquido, seu rio estrelado entremeado por rachaduras e imperfeições do chão de cimento é um convite para olhar ao céu, mergulhar nas estrelas e passear pela noite.

01A 07 08 09 11 13  17 18 19 20 22 23 2414

Venham!
Praça da Nascente, travessa da Av. Pompéia, 2.140

Anúncios

  1. Irene freire almendary y Marcelli

    Trabalho poetico,lindo,nos remete a gostosa infancia que tivemos e hoje nao mais,parabeniso as autoras! Grande coracao e talento muito bem expressado! Ideia genial! So artista c muita sensibilidade para exprimir tais sentimentos! Parabens!

  2. desejosurbanossp

    Muito obrigada, Irene 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s