Desejos Esquecidos

23 O Conexão Cultural sempre aparece com convites bacanas e este ano não poderia terminar sem um projeto em parceria, assim  surgiu a intervenção Desejos Esquecidos realizada no Museu da Imagem e do Som durante o evento Conexão Cultural São Paulo no dia 15 de novembro.

Nuvens e chuvas são temas que sempre nos interessaram, pois são fortes enquanto símbolos e belos esteticamente. Porém, foi o histórico do Desejos Urbanos que determinou nossa escolha. Nestes dois anos de trabalho, TODAS as nossas oficinas e intervenções foram feitas debaixo de chuva. Não importa se São Paulo estava semanas na seca, se marcávamos qualquer evento o dia amanhecia nublado e logo vinha a garoa e muitas vezes um temporal de dar medo!  Concluímos que tínhamos alguma dívida com São Pedro e decidimos que esta era a oportunidade de homenageá-lo através de uma intervenção envolvendo este tema!

Desejos esquecidos talvez seja a mais lúdica e fantasiosa de nossas intervenções até o momento.  Ela é marcada pela brincadeira de dar vida a objetos comuns e pelo hábito de criar histórias a tudo aquilo que cruza nosso caminho.  Esta intervenção começou num amontoado de fios soltos, que aos poucos se enredaram em histórias inventadas urdidas no desvendar das nossas cidades: aquela que habitamos e aquela que nos habita.

Fomos enlaçadas pelo encantamento.

Costuramos pensamentos e imaginação.

Por fim nos tornamos íntimas (e não apenas intimidadas) do desconhecido.

Nasceu assim, uma lembrança do que esquecemos…

Por dias a fio a menina procurava pelas tais nuvens como por muitos anos procurou pelas coisas desaparecidas.

Lembrou da água do mar que sobe ao céu sem que ninguém a veja, que vira nuvem e despenca em chuvas.

Pensou que assim também deveria ser com tudo aquilo que se perdeu em sua curta vida, como meias sem par, botões descosturados da camisa, sonhos em barquinhos de papel, lágrimas depois de choradas, bilhetes não escritos, tardes de chá com sua avó, desejos já tão esquecidos…

Olhava para o céu ansiosa pelas nuvens pesadas desfeitas em garoas tão suas, tão finas e delicadas que já nascem cochichando baixinho...”

16 13 01 1524 20 14 12 10 09 06 03 21 17 19 22

Anúncios

  1. A intervenção ainda é visível?

  2. desejosurbanossp

    olá L.R.
    Não está mais. Mas vamos tentar levar para outro lugar em breve.

    abraços
    Desejos Urbanos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s